Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A INSENSATEZ -- 26/05/2006 - 13:04 (Hull de la Fuente) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Bíblia retrata o insensato como um indivíduo ridículo. O insensato deve ser controlado pela disciplina ou até mesmo pela força física, em alguns casos, porque não pode ser alcançado pelo intelecto e não se guia pela razão. Salomão deixou diversos versículos sobre o assunto, para que possamos evitar a insensatez. Só nos Provérbios 26 encontram-se alguns desses versículos que eu enumero a seguir:

_ Vers. 1 - Como a neve no verão e como a chuva na ceifa, assim, a honra não convém ao insensato.

_ Vers. 3 - O açoite é para o cavalo, o freio, para o jumento e o chicote para as costas dos insensatos.

Aqui o insensato é igualado a um irracional.

_ Vers. 4 – Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele.

Este versículo é muito importante, para mim ele é um daqueles ensinamentos que devemos ter sempre diante dos olhos, atados ao pescoço, como o próprio Salomão disse. Muitas vezes respondemos as palavras do insensato e isso não nos dá nenhuma satisfação, pelo contrário, ficamos realmente nivelados a ele. Existe algo mais frustrante do que isto? A resposta está no versículo seguinte, o de número 5.

Vers. 5 – Ao insensato responde segundo a sua estultícia, para que ele não seja tido como sábio aos seus próprios olhos.

Vers. 6 – Os pés corta e o dano sofre quem manda mensagens por intermédio do insensato.

Como podemos ver, não devemos mandar mensagens através do insensato. A sabedoria é tão inútil para ele quanto os membros paralisados de um aleijão.

Vers. 7 – As pernas do coxo pendem bambas, assim é o provérbio na boca do insensato.

O insensato não aprende com a experiência. Embora seus hábitos sejam desagradáveis, ele vive a repeti-los.

Vers. 8 - Como o que atira pedra preciosa num montão de ruínas, assim é o que dá honra ao insensato.

Este versículo me lembra o que dizia minha avó: “Falar de Deus para um incrédulo é como dar pérolas aos porcos”.

Vers. 9 – Como galho de espinhos na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos insensatos.

Eu já ouvi muito provérbio que soou como vômito e não como ensinamento. Sem conhecimento, o provérbio dito não produz efeito.

Vers. 10 – Como um flecheiro que a todos fere, assim é o que assalaria os insensatos e os transgressores.

Vers. 11 – Como o cão que torna ao seu vômito, assim é o insensato que reitera a sua estultícia.

O insensato ainda tem a possibilidade de aprender, para o indivíduo presunçoso, porém, essa possibilidade é quase inviável.

Eu quis transcrever o que está na Bíblia e falar sobre esse assunto, porque tenho visto muitas pessoas perdendo tempo e queimando neurônios, quando se sentem provocadas por atitudes ou palavras de insensatos. A melhor coisa que se pode fazer é ignorar, jamais confrontar ou provocar tentando responder. Busque a sabedoria, peça-a ao Sábio dos sábios, que ele ajudará. Só o Senhor Deus pode orientar-nos. Ler a Bíblia é um exercício tranqüilizador.

Que Deus esteja com todos!



(Hull de La Fuente)










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui